Programa do Curso


EDF0724 - História da Educação Brasileira: dos Anos 1940 aos Dias Atuais- 2º. Semestre 2019
Turma – Sexta Feira (noite)
Profa. Maurilane Biccas
Agosto

Dia 02 (Aula-1) – Apresentação dos alunos, do programa do curso (objetivos, metodologia e forma de avaliação).
Objetivos - Apresentar e discutir os principais temas da Historia da Educação Brasileira nos tempos atuais, considerando os vários projetos educacionais que foram implementados desde o fim da Era Vargas até os dias atuais.
Conteúdos –  os conteúdos que serão abordados são: fim da Era Vargas e o processo de redemocratização; Constituição de 1946 e os debates sobre a LDB; Expansão da escolarização: ensino secundário, superior, educação de adultos e obrigatoriedade escolar; Educação e os movimentos sociais; Educação em tempos de exceção; Educação e o processo de redemocratização, debates sobre a LDB;
Metodologia –  aulas dialogadas, seminários, estudos dirigidos, discussões orientadas e produção de textos.
Sistema de Avaliação  - Pontualidade na entrega dos trabalhos e fichamentos; participação nas aulas; qualidade de apresentação de trabalhos e seminários; desempenho em provas escritas e orais.
Bibliografia Geral do curso: HILSDORF, M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2003 (http://books.google.com.br/books?id=annbqSHv3iMC).
FREITAS, Marcos Cézar de, BICCAS, Maurilane de S. História Social da Educação Brasileira (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009.(Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira)

Dia 09 (Aula - 2)  –  Apresentação e debate do filme: O Pagador de Promessas -  < http://www.youtube.com/watch?v=u7j0Jkq2eeg >
A obra-prima do cinema brasileiro,  O Pagador de Promessas , baseado na narrativa de  Dias Gomes , lançado em 1962, amplamente premiado, foi roteirizado e dirigido por  Anselmo Duarte . As filmagens foram realizada sem Salvador, capital da Bahia. Premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, na categoria de melhor filme, conquistou também outros inúmeros prêmios e uma indicação para o Oscar de1963, no qual concorreu como melhor filme estrangeiro.
O Pagador de Promessas foi concebido em 1961, quando o cineasta Anselmo Duarte assistiu a transcrição cênica da peça de Dias Gomes, levada aos palcos por Flávio Rangel, protagonizada por Leonardo Vilar, que seria convidado também para a versão cinematográfica, e Natália Timberg.
 O diretor pelejou antes de obter a permissão de Dias Gomes para a realização do filme, pois nessa época havia dirigido apenas uma produção, Absolutamente Certo. Com certeza o dramaturgo não esperava um retorno tão bom nas bilheterias e no rol das premiações. Os direitos foram finalmente adquiridos a um custo de 400 cruzeiros, valor recorde na história das adaptações de obras brasileiras. Não foi necessário recorrer a um montante financeiro tão alto para custear o filme, que foi realizado com apenas R$ 20 milhões.
A trama é singela, porém tocante e bem entretecida. Zé do Burro, interpretado brilhantemente por Leonardo Vilar, é uma pessoa simples que, ao tentar apenas concretizar o cumprimento de uma promessa concebida em um terreiro de candomblé levar ao longo de um caminho extenso uma cruz de grande peso -, se vê diante da intolerância da Igreja. 
 Zé detém uma pequena fração de terra no Nordeste brasileiro, a uma distância de 42 Km de Salvador. Quando seu grande amigo, um burro de estimação, fica enfermo ao ser fulminado por  um raio, ele imediatamente sai em busca de uma mãe-de-santo ligada ao Candomblé. O dono do animal promete que se seu burro ficar bom, dará aos pobres suas terras e levará uma cruz de madeira até a Igreja de Santa Bárbara, localizada na capital da Bahia, e lá a doará ao padre responsável pela instituição. 
Assim que o burro se restabelece, ele põe o pé na estrada, ao lado de sua esposa Rosa, vivida por Glória Menezes. A abertura do filme mostra Zé do Burro e a mulher alcançando a catedral durante a madrugada. Quando o padre se inteira do contexto que marcou a promessa de Zé, a rejeita imediatamente, pois aponta nela raízes não cristãs, mas sim pertencentes ao Candomblé. 
É quando Zé se torna famoso na cidade, tornando-se instrumento de protesto para os adeptos do Candomblé; massa de manobra para a mídia atrelada ao sistema, que o acusa de ser defensor  da Reforma Agrária, uma vez que doou suas terras aos desprovidos da sorte; e meio de reafirmação do monopólio religioso exercido pela Igreja Católica.
Um caloroso confronto com a Polícia teminício quando setenta impedir à força a entrada de Zé na Igreja. E a trama caminha para um desfecho trágico. Tudo contribui, nesta produção, para transformá-la em um clássico do cinema brasileiro, que chegou a ser transmitido na própria Casa Branca, aclamado então pelo Presidente Kennedy em pessoa. http://www.infoescola.com/cinema/o-pagador-de-promessas/ 

Textos: CARDOSO, Heloisa Helena Pacheco.  Narrativas de um candango em Brasília.  Revista Brasileira de História, São Paulo, vol. 24, n. 47, 2004, p. 163-180.  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882 004000100007 
PAIVA, Carla. LOBO, Julio César.  Da polis grega as ladeiras do pelourinho (análise do filme o Pagador de Promessas e as virtudes do Zé do Burro . GT: Educação e Comunicação n. 16. 
http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT16-2037--Int.pdf 
Atividade:  sistematizar as discussões sobre o filme  (Atividade individual 1

Dia 16 (Aula - 3)  –  Brasil, Brasis

Texto:  CHAUÍ, Marilena.  Brasil, mito fundador e sociedade autoritária . São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2000. 

Vídeo  – Entrevista Marilena Chauí no Roda Viva de        1999.  http://www.youtube.com/watch?v=BSVhMmIlrNU 

Atividade 
1) Ideias interessantes retiradas dos textos ( Atividade individual 2 );
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) 
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate

Dia 23 (Aula 4)  - O Lugar da Escola na Sociedade Brasileira

Temas Gerais: história da escola pública brasileira (escola nova; reformas educacionais dos anos de 1920 e 1930; educação no Estado Novo – reforma Capanema; Educação Desenvolvimentista e a LDB 1961; Movimento de Educação Popular e Paulo Freire;  educação na ditadura militar Lei 5692/71; qualidade na educação ao longo da história; organização do sistema escolar; educação técnica e educação Tecnicista; educação de jovens e adultos;; reformas do governo lula ensino; neoliberalismo e educação; obrigatoriedade da educação; ensino público e privado;  educação infantil e educação étnico racial – ações afirmativas Lei 10.639.

Tema 1 – A escola Nova e as reformas educacionais dos anos de 1920-1930

Bibliografia Básica
FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VIDAL, Gonçalves Diana. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Mai/Jun/Jul/Ago 2000 Nº 14. http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a03
https://www.youtube.com/watch?v=eTYWvbW8XPw – Documentário – Dos jesuítas aos dias atuais.
Atividade 1  –  Levantamento junto aos alunos das ideias interessantes do texto (Atividade em grupo para discussão e sistematização de questões  sobre a trajetória educação e política da profa.  ( Atividade individual 3 )

Aula Histórica Dialogada
Pioneiros da Educação Nova de 1932 -
Lourenço Filho, Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira – Diana Vidal

Dia 30 (Aula – 5)  –  Tema 2 – Educação no Estado Novo e a Reforma Capanema
Grupo 1  – Montar um painel com fotos, charges, programa de rádio, vídeos, documentários, jornais, revistas,  música, cartilhas, etc.
Atividade 1 – Levantamento junto aos alunos sobre as ideias interessantes dos textos. ( Atividade individual 4 )
Bibliografia da Aula
HORTA, José Silvério Baia. Gustavo Capanema. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

FILHO, João Cardoso Palma. A Educação Brasileira no Período de 1930 a 1960: a Era Vargas. UNIVESP-SP

Setembro

Dia 06 – Não haverá aulas – semana santa

Dia 13 (Aula 6) – Tema 3 – Educação Desenvolvimentista e a LDB 1961
Textos: XAVIER, Libânia Nacif. Oscilações do público e do privado na história da   educação brasileira.  Revista Brasileira de História da Educação , jan/jul  2003, n. 5, pp. 233-251. Disponível em <www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/download/234/241> 
LOMBARDI, José Claudinei. Educação e Nacional Desenvolvimentismo: articulações e confrontos entre concepções e  pedagogias antagônicas (1946-1964). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 67, p.23-38, mar 2016
MONTALVÃO, Sérgio.  LDB de 1961: apontamentos para uma história política da educação. Revista Mosaico – Volume 2 – Número 3 – 2010.
Grupo 2  – Montar um painel com fotos, charges, programa de rádio, vídeos, documentários, jornais, revistas,  música, cartilhas, etc. 
Dia 20 (Aula 7) – Tema 4 – Movimento de Educação Popular e Paulo Freire

Textos:  AZANHA, José Mario Pires.  Educação: temas polêmicos . São Paulo: Martins Fontes, 1995. (trechos escolhidos: pp. 11-35, pp.105-115, pp.149-177). 
XAVIER, Libânia Nacif. Oscilações do público e do provado na história da educação brasileira.  Revista Brasileira de História da Educação , jan/jul  2003, n. 5, pp. 233-251. Disponível  em <www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/download/234/241> 
BONAMINO, Alicia Maria Catalano de. O público e o privado na educação brasileira.  Revista Brasileira de História da Educação ,jan/jul2003,n.5, pp. 253-276. Disponível em    < www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/download/235/242 > 
CURY, Carlos Jamil. O publico e o privado na educação brasileira contemporânea: posições e tendências. Cadernos de Pesquisa . Fundação Carlos Chagas. São Paulo, 1992.  Disponível em 
http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/914.pdf 
 OLIVEIRA, Romualdo Portela e ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação.  Revista Brasileira de Educação , nr. 28, jan. abr. 2005, p. 5-23. ( http://www.scielo.br/ ) 
Atividade - Discussão dos textos 
1)    Ideias interessantes retiradas dos textos ( trabalho individual 3 ); 2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção  coletiva)  3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate
Grupo 3  – Montar um painel com fotos, charges, programa de rádio, vídeos, documentários, jornais, revistas,  música, cartilhas, etc.

 Dia 27 (Aula 8) – Semana da Educação

Outubro
Dia 04 (Aula 9) – Tema 5 – Movimento de Educação Popular, Paulo Freire e a Educação de Jovens e Adultos

Textos:  BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o sabor da  experiência. Revista Brasileira de Educação.  Revista Brasileira de Educação , 2002, n. 19, pp. 20-28. Disponível em http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/rbde19/rbde19_04_jorge_larrosa_bo ndia.pdf 
MENDONÇA, Ana Waleska P. C. A universidade no Brasil.  Revista Brasileira de Educação, mai/ju/jul/ago 2000, n. 14, pp. 131-150. Disponível em http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/rbde14/rbde14_09_ana_waleska_p_ c_mendonca.pdf 
CHAUÍ, Marilena. O que é ser educador hoje? Da arte à ciência: a morte do educador. In. BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.).  O educador: vida e morte . Rio de Janeiro: Graal, 1982, p. 51-70. 
CUNHA, Luiz Antonio. Ensino Superior e universidade no Brasil. In. LOPES, Eliana Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes,VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.).  500 anos de educação no Brasil . 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. P. 151-204. Disponível- http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&q=ensino+superior+no+Brasil &btnG=&lr = 
MEB - https://www.youtube.com/watch?v=yuNBk-Zqep8

Grupo 4  – Montar um painel com fotos, charges, programa de rádio, vídeos, documentários, jornais, revistas,  música, cartilhas, etc.

Dia 11 (Aula 10) –  Tema 6 - educação na ditadura militar Lei 5692/71
Atividade - Discussão dos textos 
1)Ideias interessantes retiradas dos textos ( trabalho individual 4 ); 
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva)  
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate. 
Grupo 5  – Montar um painel com fotos, charges, programa de rádio, vídeos, documentários, jornais, revistas,  música, cartilhas, etc.
BOUTIN, Aldamira Catarina Brito Delabona; CAMARGO, Carla Roseane Sales. A Educação na ditadura militar e as estratégias reformistas em favor do capital. EDUCERE, outubro de 2015. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18721_8156.pdf
TOLEDO, Maria Rita de Almeida, REVAH, Daniel.  A indústria cultural e a política educacional do regime militar: o caso da revista Escola.  Revista Brasileira de História,  São Paulo, vol. 30, n. 60, 2010, pp.77-95. Disponível  em:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-018820100 00200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt 

Dia 18 (Aula 11) –   Tema 7 – Educação técnica e educação Tecnicista  

Textos:  MORAES, Carmem Sylvia Vidigal. Educação, Trabalho e formação profissional. In. PRADO, Maria Ligia Coelho,VIDAL,Diana(Orgs.).  Reflexões irreverentes; à margem dos 500 anos. São Paulo: EDUSP, 2002, p. 41-61. 
SANTOS, Jailson Alves dos. A trajetória da educação profissional. In LOPES,  Eliana Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes,VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.).  500 anos de educação no Brasil . 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica,  2000, p. 205-224. 
SOUZA, Rosa Fátima de.  História da Organização do Trabalho escolar e do currículo no século XX.  São Paulo: Cortez, 2008. (Parte II, Cap. III –  Entre a vida, a ciência e as letras: as transformações da escola secundária entre  as décadas de 1930 e 1960, pp. 145-224) 
CURY, Carlos Roberto Jamil. O ensino médio no Brasil: histórico e perspectivas.  Educação em Revista , Belo Horizonte, n. 27, julho 1998. Disponível em: <  http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/n27/n27a08.pdf > 
Grupo 6  – Montar um painel com fotos, charges, programa de rádio, vídeos, documentários, jornais, revistas,  música, cartilhas, etc.

Atividade - Discussão dos textos 
1) Idéias interessantes retiradas dos textos ( trabalho individual 5 ); 
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva)  3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate. 

Dia 25 - (Aula 12) –  Tema 8 – Redemocratização do Brasil – Constituição de 1988 e a LDB 1996
CURY, Carlos Jamil. O publico e o privado na educação brasileira  contemporânea: posições e tendências. Cadernos de Pesquisa . Fundação  Carlos Chagas. São Paulo, 1992.  Disponível em 
http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/914.pdf 
FREITAS, Marcos Cézar de, BICCAS, Maurilane de S.  HistóriaSocial  da Educação Brasileira (1926-1996).  São Paulo: Cortez, 2009, p- 179-207. (Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira) 
GOMES, Nilma Lino.   Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas .  Anais do Congresso Luso Brasileiro de 2010. 
Disponível (http://www.anpae.org.br/iberolusobrasileiro2010/cdrom/94.pdf) 
SILVA, Nilson Robson Guedes. Democracia e Educação na Constituição Federal, na LDB e no PNE: a participação da comunidade. Educ. Anál., Londrina, v.2, n.1, 278‐297, jul./dez. 2016


Grupo 7  – Montar um painel com fotos, charges, programa de rádio, vídeos, documentários, jornais, revistas,  música, cartilhas, etc. 

Novembro
Dia 01 (Aula 13) – Tema 9 – Reformas Educacionais no Governo Lula: movimentos sociais e os novos sujeitos da educação
Textos:  
OLIVEIRA, Dalila Andrade. As políticas educacionais no governo Lula: rupturas e permanências. RBPAE – v.25, n.2, p. 197-209, mai./ago. 2009.
MOTTA, Thalita Cunha; AZEVEDO, Janete Maria Lins. Uma análise de conjuntura dos governos FHC e Lula e suas políticas Educacionais. https://www.fundaj.gov.br/images/stories/epepe/IV_EPEPE/t5/C5-20.pdf

Atividade - Discussão dos textos 
1) Idéias interessantes retiradas dos textos ( trabalho individual 6 ); 
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva)   
Grupo 8  – Montar um painel com fotos, charges, programa de rádio, vídeos, documentários, jornais, revistas,  música, cartilhas, etc.

Dia 08 - (Aula 14) – Tema 10 - Sujeitos da Educação: indígenas, negros, deficientes

Textos
FERRARO, Alceu Ravanello.  História inacabada do analfabetismo no Brasil . São Paulo: Cortez, 2009. (pp.85-195) 
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira, PIERRO, Maria Clara Di.  Preconceito contra o analfabeto . São Paulo: Cortez, 2007. 
PIERRO, Maria Clara Di (Coordenação), VÓVIO, Cláudia Lemos, ANDRADE, Eliane Ribeiro. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática . Brasília: UNESCO, 2008.212 p. 
http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001626/162640por.pdf 
CALDAR, Roseli Salete.  O MST e a formação dos sem terra: o movimento  social  como princípio educativo.  Estud. av. [online]. 2001, vol.15, n.43, pp. 207-224. ISSN 0103-4014.     (http://www.scielo.br/pdf/ea/v15n43/v15n43a16.pdf) 
Grupo 9  – Montar um painel com fotos, charges, programa de rádio, vídeos, documentários, jornais, revistas,  música, cartilhas, etc.. 
Atividade - Discussão dos textos 
1) Idéias interessantes retiradas dos textos ( trabalho individual 7 ); 
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) 
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.

Dia 15- Proclamação da República – Não haverá aulas

Dia 22  (Aula 15) –   Tema 11 – Formação dos Professores Séculos XX e XXI
Bibliografia Básica
NUNES, Clarice. Formação docente no Brasil: avanços legais e recuos pragmáticos.   Revista Teias , v.1, n.1. 2006, p.11-23. Disponível em  (http://periodicos.proped.pro.br/index.php?journal=revistateias&page=article &op=viewFile&path%5B%5D=14&path%5B%5D=16) 
Textos:  KUHLMANN Jr., Moysés. Educando a infância brasileira. In. LOPES, Eliana Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes, VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 469-496. 
 BRITES, Olga. Infância, higiene e saúde na propaganda (usos e a abusos nos anos 30 a 50). Revista Brasileira de História, São Paulo, vol. 20, n. 39, pp. 249-278, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbh/v20n39/2989.pdf 
ROSEMBERG, Fúlvia. Do embate para o debate: educação e assistência no campo da educação infantil. In:.MACHADO, Maria Lúcia de A.         (Org.).  Encontros e Desencontros em Educação Infantil.  São Paulo:       Cortez, 2002, p-63-78. 
Atividade  –  Grupo 6  – Montar um painel com fotos, charges, programa de rádio, vídeos, documentários, jornais, revistas,  música, cartilhas, etc. 
Entrega do Trabalho Final




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