Programa do Curso
EDF0724
- História da Educação Brasileira: dos Anos 1940 aos Dias Atuais- 2º. Semestre
2019
Turma
– Sexta Feira (noite)
Profa.
Maurilane Biccas
Agosto
Dia 02 (Aula-1) – Apresentação dos alunos, do programa do curso (objetivos, metodologia e forma de avaliação).
Objetivos - Apresentar
e discutir os principais temas da Historia da Educação Brasileira nos tempos
atuais, considerando os vários projetos educacionais que foram implementados
desde o fim da Era Vargas até os dias atuais.
Conteúdos
– os conteúdos que serão abordados são:
fim da Era Vargas e o processo de redemocratização; Constituição de 1946 e os
debates sobre a LDB; Expansão da escolarização: ensino secundário, superior,
educação de adultos e obrigatoriedade escolar; Educação e os movimentos
sociais; Educação em tempos de exceção; Educação e o processo de
redemocratização, debates sobre a LDB;
Metodologia
– aulas dialogadas, seminários, estudos
dirigidos, discussões orientadas e produção de textos.
Sistema de
Avaliação - Pontualidade na
entrega dos trabalhos e fichamentos; participação nas aulas; qualidade de
apresentação de trabalhos e seminários; desempenho em provas escritas e orais.
Bibliografia Geral do
curso: HILSDORF, M.L. História da Educação
Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2003
(http://books.google.com.br/books?id=annbqSHv3iMC).
FREITAS, Marcos Cézar
de, BICCAS, Maurilane de S. História Social da Educação Brasileira (1926-1996).
São Paulo: Cortez, 2009.(Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira)
Dia 09 (Aula - 2) – Apresentação e debate do filme: O Pagador de Promessas - < http://www.youtube.com/watch?v=u7j0Jkq2eeg >
A obra-prima do cinema
brasileiro, O Pagador de Promessas , baseado na narrativa
de Dias Gomes , lançado em 1962, amplamente premiado, foi
roteirizado e dirigido por Anselmo Duarte . As filmagens foram
realizada sem Salvador, capital da Bahia. Premiado com a Palma de Ouro no
Festival de Cinema de Cannes, na categoria de melhor filme, conquistou também
outros inúmeros prêmios e uma indicação para o Oscar de1963, no qual concorreu
como melhor filme estrangeiro.
O Pagador de Promessas
foi concebido em 1961, quando o cineasta Anselmo Duarte assistiu a transcrição
cênica da peça de Dias Gomes, levada aos palcos por Flávio Rangel,
protagonizada por Leonardo Vilar, que seria convidado também para a versão
cinematográfica, e Natália Timberg.
O diretor
pelejou antes de obter a permissão de Dias Gomes para a realização do filme, pois
nessa época havia dirigido apenas uma produção, Absolutamente Certo. Com
certeza o dramaturgo não esperava um retorno tão bom nas bilheterias e no rol
das premiações. Os direitos foram finalmente adquiridos a um custo de 400
cruzeiros, valor recorde na história das adaptações de obras brasileiras. Não
foi necessário recorrer a um montante financeiro tão alto para custear o filme,
que foi realizado com apenas R$ 20 milhões.
A trama é singela,
porém tocante e bem entretecida. Zé do Burro, interpretado brilhantemente por
Leonardo Vilar, é uma pessoa simples que, ao tentar apenas concretizar o
cumprimento de uma promessa concebida em um terreiro de candomblé levar ao
longo de um caminho extenso uma cruz de grande peso -, se vê diante da
intolerância da Igreja.
Zé detém uma
pequena fração de terra no Nordeste brasileiro, a uma distância de 42 Km de
Salvador. Quando seu grande amigo, um burro de estimação, fica enfermo ao ser
fulminado por um raio, ele imediatamente sai em busca de uma
mãe-de-santo ligada ao Candomblé. O dono do animal promete que se seu burro
ficar bom, dará aos pobres suas terras e levará uma cruz de madeira até a
Igreja de Santa Bárbara, localizada na capital da Bahia, e lá a doará ao padre
responsável pela instituição.
Assim que o burro se
restabelece, ele põe o pé na estrada, ao lado de sua esposa Rosa, vivida por
Glória Menezes. A abertura do filme mostra Zé do Burro e a mulher alcançando a
catedral durante a madrugada. Quando o padre se inteira do contexto que marcou
a promessa de Zé, a rejeita imediatamente, pois aponta nela raízes não cristãs,
mas sim pertencentes ao Candomblé.
É quando Zé se torna
famoso na cidade, tornando-se instrumento de protesto para os adeptos do
Candomblé; massa de manobra para a mídia atrelada ao sistema, que o acusa de
ser defensor da Reforma Agrária, uma vez que doou suas terras aos
desprovidos da sorte; e meio de reafirmação do monopólio religioso exercido
pela Igreja Católica.
Um caloroso confronto
com a Polícia teminício quando setenta impedir à força a entrada de Zé na
Igreja. E a trama caminha para um desfecho trágico. Tudo contribui, nesta
produção, para transformá-la em um clássico do cinema brasileiro, que chegou a
ser transmitido na própria Casa Branca, aclamado então pelo Presidente Kennedy
em pessoa. http://www.infoescola.com/cinema/o-pagador-de-promessas/
Textos: CARDOSO, Heloisa Helena Pacheco. Narrativas de um candango em Brasília. Revista Brasileira de História, São Paulo, vol. 24, n. 47, 2004, p. 163-180. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882 004000100007
PAIVA, Carla. LOBO,
Julio César. Da polis grega as ladeiras do pelourinho (análise do
filme o Pagador de Promessas e as virtudes do Zé do Burro . GT: Educação e
Comunicação n. 16.
http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT16-2037--Int.pdf
Atividade: sistematizar
as discussões sobre o filme (Atividade individual 1)
Dia 16 (Aula - 3) – Brasil, Brasis
Texto: CHAUÍ, Marilena. Brasil, mito fundador e sociedade autoritária . São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2000.
Vídeo – Entrevista Marilena Chauí no Roda Viva de 1999. http://www.youtube.com/watch?v=BSVhMmIlrNU
Atividade
1) Ideias
interessantes retiradas dos textos ( Atividade individual 2 );
2) Trabalho em grupo
(socialização das sistematizações individuais e produção coletiva)
3) Apresentação dos
resultados dos grupos – palavra aberta e debate.
Dia 23 (Aula 4) - O Lugar da Escola na Sociedade Brasileira
Temas Gerais: história da escola pública brasileira (escola nova; reformas educacionais dos anos de 1920 e 1930; educação no Estado Novo – reforma Capanema; Educação Desenvolvimentista e a LDB 1961; Movimento de Educação Popular e Paulo Freire; educação na ditadura militar Lei 5692/71; qualidade na educação ao longo da história; organização do sistema escolar; educação técnica e educação Tecnicista; educação de jovens e adultos;; reformas do governo lula ensino; neoliberalismo e educação; obrigatoriedade da educação; ensino público e privado; educação infantil e educação étnico racial – ações afirmativas Lei 10.639.
Tema 1 – A escola Nova e as reformas educacionais dos anos de 1920-1930
Bibliografia Básica
FARIA
FILHO, Luciano Mendes de; VIDAL, Gonçalves Diana. Os tempos e os espaços
escolares no processo de institucionalização da escola primária no
Brasil. Revista Brasileira de Educação, Mai/Jun/Jul/Ago 2000 Nº 14. http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a03
Atividade
1 – Levantamento junto aos alunos das ideias
interessantes do texto (Atividade em grupo para discussão e sistematização de
questões sobre a trajetória educação e política da
profa. ( Atividade individual 3 )
Aula Histórica Dialogada
Pioneiros
da Educação Nova de 1932 -
Lourenço
Filho, Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira – Diana Vidal
Dia 30 (Aula –
5) – Tema 2 – Educação no Estado Novo e a Reforma
Capanema
Grupo 1 –
Montar um painel com fotos, charges, programa de rádio, vídeos, documentários,
jornais, revistas, música, cartilhas, etc.
Atividade 1 –
Levantamento junto aos alunos sobre as ideias interessantes dos textos. ( Atividade
individual 4 )
Bibliografia da Aula
HORTA,
José Silvério Baia. Gustavo Capanema. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora
Massangana, 2010.
FILHO,
João Cardoso Palma. A Educação Brasileira no Período de 1930 a 1960: a Era
Vargas. UNIVESP-SP
Setembro
Dia 06 – Não haverá aulas – semana santa
Dia 13 (Aula 6) – Tema 3 – Educação Desenvolvimentista e a LDB 1961
Textos: XAVIER,
Libânia Nacif. Oscilações do público e do privado na história
da educação brasileira. Revista Brasileira de
História da Educação , jan/jul 2003, n. 5, pp. 233-251. Disponível
em <www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/download/234/241>
LOMBARDI, José Claudinei. Educação e
Nacional Desenvolvimentismo: articulações e confrontos entre concepções
e pedagogias antagônicas (1946-1964). Revista HISTEDBR On-line,
Campinas, nº 67, p.23-38, mar 2016
MONTALVÃO,
Sérgio. LDB de 1961: apontamentos para uma história política da
educação. Revista Mosaico – Volume 2 – Número 3 – 2010.
file:///Users/maurilane/Downloads/62786-134930-3-PB.pdf
Documentario sobre LDB´s no Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=ygD4LdpY7ec
Documentário - Nacional Desenvolvimentista 1947 a 1964
https://www.youtube.com/watch?v=D67ROGP07zE
Documentario sobre LDB´s no Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=ygD4LdpY7ec
Documentário - Nacional Desenvolvimentista 1947 a 1964
https://www.youtube.com/watch?v=D67ROGP07zE
Grupo
2 – Montar um painel com fotos, charges, programa de rádio, vídeos,
documentários, jornais, revistas, música, cartilhas, etc.
Dia 20 (Aula 7) – Tema
4 – Movimento de Educação Popular e Paulo Freire
Textos: AZANHA, José Mario Pires. Educação: temas polêmicos . São Paulo: Martins Fontes, 1995. (trechos escolhidos: pp. 11-35, pp.105-115, pp.149-177).
XAVIER, Libânia Nacif.
Oscilações do público e do provado na história da educação
brasileira. Revista Brasileira de História da Educação ,
jan/jul 2003, n. 5, pp. 233-251. Disponível em
<www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/download/234/241>
BONAMINO, Alicia Maria
Catalano de. O público e o privado na educação brasileira. Revista
Brasileira de História da Educação ,jan/jul2003,n.5, pp. 253-276. Disponível
em <
www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/download/235/242 >
CURY, Carlos Jamil. O
publico e o privado na educação brasileira contemporânea: posições e
tendências. Cadernos de Pesquisa . Fundação Carlos Chagas. São Paulo,
1992. Disponível em
http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/914.pdf
OLIVEIRA,
Romualdo Portela e ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova
dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de
Educação , nr. 28, jan. abr. 2005, p. 5-23. ( http://www.scielo.br/ )
Atividade - Discussão
dos textos
1) Ideias
interessantes retiradas dos textos ( trabalho individual 3 ); 2) Trabalho em
grupo (socialização das sistematizações individuais e
produção coletiva) 3) Apresentação dos resultados dos
grupos – palavra aberta e debate.
Grupo 3 –
Montar um painel com fotos, charges, programa de rádio, vídeos, documentários,
jornais, revistas, música, cartilhas, etc.
Dia 27 (Aula 8)
– Semana da Educação
Outubro
Dia 04 (Aula 9) – Tema
5 – Movimento de Educação Popular, Paulo Freire e a Educação de Jovens e
Adultos
Textos: BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o sabor da experiência. Revista Brasileira de Educação. Revista Brasileira de Educação , 2002, n. 19, pp. 20-28. Disponível em http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/rbde19/rbde19_04_jorge_larrosa_bo ndia.pdf
MENDONÇA, Ana
Waleska P. C. A universidade no Brasil. Revista Brasileira de
Educação, mai/ju/jul/ago 2000, n. 14, pp. 131-150. Disponível em http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/rbde14/rbde14_09_ana_waleska_p_
c_mendonca.pdf
CHAUÍ, Marilena.
O que é ser educador hoje? Da arte à ciência: a morte do educador. In. BRANDÃO,
Carlos Rodrigues (Org.). O educador: vida e morte . Rio de Janeiro:
Graal, 1982, p. 51-70.
CUNHA, Luiz
Antonio. Ensino Superior e universidade no Brasil. In. LOPES, Eliana Marta
Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes,VEIGA, Cynthia Greive
(Orgs.). 500 anos de educação no Brasil . 2. Ed. Belo Horizonte:
Autêntica, 2000. P. 151-204. Disponível-
http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&q=ensino+superior+no+Brasil
&btnG=&lr =
MEB - https://www.youtube.com/watch?v=yuNBk-Zqep8
Grupo 4 – Montar um painel com fotos, charges, programa de rádio, vídeos, documentários, jornais, revistas, música, cartilhas, etc.
MEB - https://www.youtube.com/watch?v=yuNBk-Zqep8
Grupo 4 – Montar um painel com fotos, charges, programa de rádio, vídeos, documentários, jornais, revistas, música, cartilhas, etc.
Dia 11 (Aula 10)
– Tema 6 - educação na ditadura militar Lei 5692/71
Atividade -
Discussão dos textos
1)Ideias interessantes
retiradas dos textos ( trabalho individual 4 );
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.
Grupo 5 –
Montar um painel com fotos, charges, programa de rádio, vídeos, documentários,
jornais, revistas, música, cartilhas, etc.
BOUTIN, Aldamira Catarina Brito Delabona; CAMARGO, Carla Roseane Sales. A Educação na ditadura militar e as estratégias reformistas em favor do capital. EDUCERE, outubro de 2015. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18721_8156.pdf
TOLEDO, Maria Rita de Almeida, REVAH, Daniel. A indústria cultural e a política educacional do regime militar: o caso da revista Escola. Revista Brasileira de História, São Paulo, vol. 30, n. 60, 2010, pp.77-95. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-018820100 00200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
BOUTIN, Aldamira Catarina Brito Delabona; CAMARGO, Carla Roseane Sales. A Educação na ditadura militar e as estratégias reformistas em favor do capital. EDUCERE, outubro de 2015. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18721_8156.pdf
TOLEDO, Maria Rita de Almeida, REVAH, Daniel. A indústria cultural e a política educacional do regime militar: o caso da revista Escola. Revista Brasileira de História, São Paulo, vol. 30, n. 60, 2010, pp.77-95. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-018820100 00200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Dia 18 (Aula 11)
– Tema 7 – Educação técnica e educação Tecnicista
Textos: MORAES, Carmem Sylvia Vidigal. Educação, Trabalho e formação profissional. In. PRADO, Maria Ligia Coelho,VIDAL,Diana(Orgs.). Reflexões irreverentes; à margem dos 500 anos. São Paulo: EDUSP, 2002, p. 41-61.
SANTOS, Jailson Alves
dos. A trajetória da educação profissional. In LOPES, Eliana Marta
Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes,VEIGA, Cynthia Greive
(Orgs.). 500 anos de educação no Brasil . 2. ed. Belo Horizonte:
Autêntica, 2000, p. 205-224.
SOUZA, Rosa Fátima
de. História da Organização do Trabalho escolar e do currículo no
século XX. São Paulo: Cortez, 2008. (Parte II, Cap. III
– Entre a vida, a ciência e as letras: as transformações da escola
secundária entre as décadas de 1930 e 1960, pp. 145-224)
CURY, Carlos Roberto
Jamil. O ensino médio no Brasil: histórico e perspectivas. Educação
em Revista , Belo Horizonte, n. 27, julho 1998. Disponível em:
< http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/n27/n27a08.pdf >
Grupo 6 –
Montar um painel com fotos, charges, programa de rádio, vídeos, documentários,
jornais, revistas, música, cartilhas, etc.
Atividade - Discussão dos textos
1) Idéias
interessantes retiradas dos textos ( trabalho individual 5 );
2) Trabalho em grupo
(socialização das sistematizações individuais e produção coletiva) 3)
Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate.
Dia 25 - (Aula 12) – Tema 8 – Redemocratização do Brasil – Constituição de 1988 e a LDB 1996
CURY, Carlos Jamil. O
publico e o privado na educação brasileira contemporânea: posições e
tendências. Cadernos de Pesquisa . Fundação Carlos Chagas. São
Paulo, 1992. Disponível em
http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/914.pdf
FREITAS, Marcos Cézar de, BICCAS, Maurilane de S. HistóriaSocial da
Educação Brasileira (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009, p-
179-207. (Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira)
GOMES, Nilma
Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na
educação brasileira: desafios, políticas e práticas . Anais do
Congresso Luso Brasileiro de 2010.
Disponível
(http://www.anpae.org.br/iberolusobrasileiro2010/cdrom/94.pdf)
SILVA, Nilson Robson Guedes. Democracia e Educação na Constituição Federal, na LDB e no PNE: a participação da comunidade. Educ. Anál., Londrina, v.2, n.1, 278‐297, jul./dez. 2016
Grupo 7 –
Montar um painel com fotos, charges, programa de rádio, vídeos, documentários,
jornais, revistas, música, cartilhas, etc.
Novembro
Dia 01 (Aula 13) –
Tema 9 – Reformas Educacionais no Governo Lula: movimentos sociais e os novos
sujeitos da educação
Textos:
OLIVEIRA, Dalila Andrade. As políticas educacionais no governo Lula: rupturas e permanências. RBPAE – v.25, n.2, p. 197-209, mai./ago. 2009.
MOTTA, Thalita Cunha; AZEVEDO, Janete Maria Lins. Uma análise de conjuntura dos governos FHC e Lula e suas políticas Educacionais. https://www.fundaj.gov.br/images/stories/epepe/IV_EPEPE/t5/C5-20.pdf
Atividade - Discussão dos textos
OLIVEIRA, Dalila Andrade. As políticas educacionais no governo Lula: rupturas e permanências. RBPAE – v.25, n.2, p. 197-209, mai./ago. 2009.
MOTTA, Thalita Cunha; AZEVEDO, Janete Maria Lins. Uma análise de conjuntura dos governos FHC e Lula e suas políticas Educacionais. https://www.fundaj.gov.br/images/stories/epepe/IV_EPEPE/t5/C5-20.pdf
Atividade - Discussão dos textos
1) Idéias
interessantes retiradas dos textos ( trabalho individual 6 );
2) Trabalho em grupo
(socialização das sistematizações individuais e produção
coletiva)
Grupo 8 –
Montar um painel com fotos, charges, programa de rádio, vídeos, documentários,
jornais, revistas, música, cartilhas, etc.
Dia 08 - (Aula 14) – Tema 10 - Sujeitos da Educação: indígenas, negros, deficientes
Textos
FERRARO, Alceu Ravanello. História inacabada do analfabetismo no Brasil . São Paulo: Cortez, 2009. (pp.85-195)
FERRARO, Alceu Ravanello. História inacabada do analfabetismo no Brasil . São Paulo: Cortez, 2009. (pp.85-195)
GALVÃO, Ana Maria de
Oliveira, PIERRO, Maria Clara Di. Preconceito contra o analfabeto .
São Paulo: Cortez, 2007.
PIERRO, Maria Clara Di
(Coordenação), VÓVIO, Cláudia Lemos, ANDRADE, Eliane Ribeiro. Alfabetização de
jovens e adultos no Brasil: lições da prática . Brasília: UNESCO, 2008.212
p.
http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001626/162640por.pdf
CALDAR, Roseli
Salete. O MST e a formação dos sem terra: o
movimento social como princípio
educativo. Estud. av. [online]. 2001, vol.15, n.43, pp. 207-224.
ISSN 0103-4014. (http://www.scielo.br/pdf/ea/v15n43/v15n43a16.pdf)
Grupo 9 –
Montar um painel com fotos, charges, programa de rádio, vídeos, documentários,
jornais, revistas, música, cartilhas, etc..
Atividade - Discussão
dos textos
1) Idéias
interessantes retiradas dos textos ( trabalho individual 7 );
2) Trabalho em grupo
(socialização das sistematizações individuais e produção coletiva)
3) Apresentação dos
resultados dos grupos – palavra aberta e debate.
Dia 15- Proclamação da República – Não haverá aulas
Dia 22 (Aula 15) – Tema 11 – Formação dos Professores Séculos XX e XXI
Bibliografia Básica
NUNES, Clarice.
Formação docente no Brasil: avanços legais e recuos
pragmáticos. Revista Teias , v.1, n.1. 2006, p.11-23.
Disponível em (http://periodicos.proped.pro.br/index.php?journal=revistateias&page=article
&op=viewFile&path%5B%5D=14&path%5B%5D=16)
Textos: KUHLMANN
Jr., Moysés. Educando a infância brasileira. In. LOPES, Eliana Marta Teixeira,
FARIA FILHO, Luciano Mendes, VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 anos de
educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 469-496.
BRITES, Olga.
Infância, higiene e saúde na propaganda (usos e a abusos nos anos 30 a 50).
Revista Brasileira de História, São Paulo, vol. 20, n. 39, pp. 249-278, 2000.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbh/v20n39/2989.pdf
ROSEMBERG, Fúlvia. Do
embate para o debate: educação e assistência no campo da educação infantil.
In:.MACHADO, Maria Lúcia de
A. (Org.). Encontros
e Desencontros em Educação Infantil. São Paulo: Cortez,
2002, p-63-78.
Atividade – Grupo
6 – Montar um painel com fotos, charges, programa de rádio, vídeos,
documentários, jornais, revistas, música, cartilhas, etc.
Entrega do Trabalho
Final
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