Programa do Curso


EDF0724 - História da Educação Brasileira: dos Anos 1940 aos Dias Atuais- 1º. Semestre 2020
Turma – Segunda Feira (noite)
Profa. Maurilane Biccas
Março
Dia 02 (Aula-1) – Construção coletiva do curso
·         Apresentação dos alunos e das alunas, apresentação da professora e construção do programa do curso (objetivos, metodologia e forma de avaliação).
·         Levantamento junto aos alunos sobre os interesses temáticos a serem estudados dentro do escopo a partir da História da Educação Brasileira de 1940 aos dias Atuais.
o   Cada aluno levantou 3 questões que foram levantadas e discutidas. Todo o material foi considerado para a construção do programa do curso.

Objetivos - Apresentar e discutir os principais temas da História da Educação Brasileira nos tempos atuais, considerando os vários projetos educacionais que foram implementados desde o fim da Era Vargas até os dias atuais.
Conteúdos – os conteúdos que serão abordados são: fim da Era Vargas e o processo de redemocratização; Constituição de 1946 e os debates sobre a LDB; Expansão da escolarização: ensino secundário, superior, educação de adultos e obrigatoriedade escolar; Educação e os movimentos sociais; Educação em tempos de exceção; Educação e o processo de redemocratização, debates sobre a LDB;
Metodologia – aulas dialogadas, seminários, estudos dirigidos, discussões orientadas e produção de textos.
Bibliografia Geral do curso:
HILSDORF, M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2003. (http://books.google.com.br/books?id=annbqSHv3iMC).
FREITAS, Marcos Cézar de; BICCAS, Maurilane de S. História Social da Educação Brasileira (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009. (Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira)

Dia 09 (Aula - 2) – Apresentação e debate do filme: O Pagador de Promessas - < http://www.youtube.com/watch?v=u7j0Jkq2eeg >
A obra-prima do cinema brasileiro, O Pagador de Promessas, baseado na narrativa de Dias Gomes, lançado em 1962, amplamente premiado, foi roteirizado e dirigido por Anselmo Duarte. As filmagens foram realizadas sem Salvador, capital da Bahia. Premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, na categoria de melhor filme, conquistou também outros inúmeros prêmios e uma indicação para o Oscar de1963, no qual concorreu como melhor filme estrangeiro.
O Pagador de Promessas foi concebido em 1961, quando o cineasta Anselmo Duarte assistiu à transcrição cênica da peça de Dias Gomes, levada aos palcos por Flávio Rangel, protagonizada por Leonardo Vilar, que seria convidado também para a versão cinematográfica, e Natália Timberg.
O diretor pelejou antes de obter a permissão de Dias Gomes para a realização do filme, pois nessa época havia dirigido apenas uma produção, Absolutamente Certo. Com certeza o dramaturgo não esperava um retorno tão bom nas bilheterias e no rol das premiações. Os direitos foram finalmente adquiridos a um custo de 400 cruzeiros, valor recorde na história das adaptações de obras brasileiras. Não foi necessário recorrer a um montante financeiro tão alto para custear o filme, que foi realizado com apenas R$ 20 milhões.
A trama é singela, porém tocante e bem entretecida. Zé do Burro, interpretado brilhantemente por Leonardo Vilar, é uma pessoa simples que, ao tentar apenas concretizar o cumprimento de uma promessa concebida em um terreiro de candomblé levar ao longo de um caminho extenso uma cruz de grande peso -, se vê diante da intolerância da Igreja.
Zé detém uma pequena fração de terra no Nordeste brasileiro, a uma distância de 42 Km de Salvador. Quando seu grande amigo, um burro de estimação, fica enfermo ao ser fulminado por um raio, ele imediatamente sai em busca de uma mãe-de-santo ligada ao Candomblé. O dono do animal promete que se seu burro ficar bom, dará aos pobres suas terras e levará uma cruz de madeira até a Igreja de Santa Bárbara, localizada na capital da Bahia, e lá a doará ao padre responsável pela instituição.
Assim que o burro se restabelece, ele põe o pé na estrada, ao lado de sua esposa Rosa, vivida por Glória Menezes. A abertura do filme mostra Zé do Burro e a mulher alcançando a catedral durante a madrugada. Quando o padre se inteira do contexto que marcou a promessa de Zé, a rejeita imediatamente, pois aponta nela raízes não cristãs, mas sim pertencentes ao Candomblé.
É quando Zé se torna famoso na cidade, tornando-se instrumento de protesto para os adeptos do Candomblé; massa de manobra para a mídia atrelada ao sistema, que o acusa de ser defensor da Reforma Agrária, uma vez que doou suas terras aos desprovidos da sorte; e meio de reafirmação do monopólio religioso exercido pela Igreja Católica.
Um caloroso confronto com a Polícia teminício quando setenta impedir à força a entrada de Zé na Igreja. E a trama caminha para um desfecho trágico. Tudo contribui, nesta produção, para transformá-la em um clássico do cinema brasileiro, que chegou a ser transmitido na própria Casa Branca, aclamado então pelo Presidente Kennedy em pessoa. http://www.infoescola.com/cinema/o-pagador-de-promessas/

Bibliografia:
CARDOSO, Heloisa Helena Pacheco. Narrativas de um candango em Brasília. Revista Brasileira de História, São Paulo, vol. 24, n. 47, 2004, p. 163-180. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882 004000100007
PAIVA, Carla. LOBO, Julio César. Da polis grega as ladeiras do pelourinho (análise do filme o Pagador de Promessas e as virtudes do Zé do Burro). GT: Educação e Comunicação n. 16.
http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT16-2037--Int.pdf
Atividade: Sistematizar as discussões sobre o filme e elaborar 3 ideias interessantes do filme (Atividade individual 1)

Dia 16 – Suspensão das Aulas Pandemia

Junho – Introdução - Brasil, Brasis
Dia 01 (Aula 3) – Retomada virtual
Informações Gerais
1)     Faculdade de Educação 70 dias fechada
2)     Verificar sempre a página da www.fe.usp.br
3)     Verificar sempre os informes do Centro Acadêmico
4)     Acolher todos os alunos;
5)     Fazer uma reflexão sobre a Educação em tempos de pandemia;
6)     Retomar as atividades de forma remota;
7)     Desenvolver atividades e momentos sincrônicos e não sincrônicos;
8)     Aulas gravadas;
9)     Drives com textos, documentários, filmes e entrevistas disponíveis para os alunos, etc.
Atividade 1: Escuta de cada um dos alunos sobre como estão em tempos de pandemia em relação a vida familiar; ao trabalho; a faculdade.
Atividade 2: Assistir o vídeo da Marilena Chauí – O Mito da Não Violência no Brasil - https://www.youtube.com/watch?v=I0NRYek-P6U
Bibliografia: CHAUÍ, Marilena. Brasil, mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2000.
Atividade: Elaborar 3 ideias interessantes retiradas do texto (Atividade individual 2);

Dia 08 (Aula 4) – Unidade - O Lugar da Escola na Sociedade Brasileira

Temas Gerais: história da escola pública brasileira (escola nova; reformas educacionais dos anos de 1920 e 1930; educação no Estado Novo – reforma Capanema; Educação Desenvolvimentista e a LDB 1961; Movimento de Educação Popular e Paulo Freire; educação na ditadura militar Lei 5692/71; qualidade na educação ao longo da história; organização do sistema escolar; educação técnica e educação Tecnicista; educação de jovens e adultos; reformas do governo lula ensino; escolas do MST, neoliberalismo e educação; obrigatoriedade da educação; ensino público e privado; educação infantil e educação étnico racial – ações afirmativas Lei 10.639.
Bibliografia:
FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VIDAL, Gonçalves Diana. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Mai/Jun/Jul/Ago 2000 Nº 14. http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a03

Atividade: Elaborar 3 ideias interessantes retirada do texto (Atividade individual 3);

Dia 15 (Aula 5) – Tema 1 - A escola Nova e as reformas educacionais dos anos de 1920-1930
Bibliografia Básica
CARVALHO, Marta Maria Chagas. Notas para reavaliação do movimento educacional brasileiro (1920-1930). Cadernos de Pesquisa Fundação Carlos Chagas, n. 66, 1988. http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1201/1207
Video:  Lourenço Filho, Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo Por Diana Vidal. https://www.youtube.com/watch?time_continue=1578&v=Up6x4qO0qdI&feature=emb_title
Atividade: Elaborar 3 ideias interessantes retiradas do texto ou do vídeo (Atividade individual 4);

Dia 22 (Aula – 6) – Tema 2 – Educação no Estado Novo e a Reforma Capanema
Bibliografia:
FILHO, João Cardoso Palma. A Educação Brasileira no Período de 1930 a 1960: a Era Vargas. UNIVESP-SP
HORTA, José Silvério Baia. Gustavo Capanema. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4702.pdf
Vídeo: A Educação na Era Vargas: rupturas e continuidades
Atividade: Elaborar 3 ideias interessantes retiradas do texto (Atividade individual 5);

Dia 29 ( Aula 7) - Tema 3 – Educação Desenvolvimentista e a LDB 1961
Textos: XAVIER, Libânia Nacif. Oscilações do público e do privado na história da educação brasileira. Revista Brasileira de História da Educação, jan/jul 2003, n. 5, pp. 233-251.
Disponível em <www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/download/234/241>
LOMBARDI, José Claudinei. Educação e Nacional Desenvolvimentismo: articulações e confrontos entre concepções e pedagogias antagônicas (1946-1964). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 67, p.23-38, mar 2016
MONTALVÃO, Sérgio. LDB de 1961: apontamentos para uma história política da educação. Revista Mosaico – Volume 2 – Número 3 – 2010.
Documentários:
1)A Educação Brasileira no Período Nacional-Desenvolvimentista (1945-1964) https://www.youtube.com/watch?v=D67ROGP07zE&t=917s
2) 1964: Reportagem Especial | O governo João Goulart
Atividade: Elaborar 3 ideias interessantes retiradas do texto ou do documentário (Atividade individual 6);

JULHO
Dia 06 (Aula 8) – Tema 4 – Escolas Vocacionais: Uma experiência Humana
Bibliografia:
NEVES, Joana, Renovação Educacional e Desenvolvimento Econômico: o ensino vocacional em São Paulo – uma questão política. Diálogos, v. 15, n. 3, p. 533-550, set.-dez./2011.
Documentário: Vocacional, Uma Aventura Humana
Atividade: Elaborar 3 ideias interessantes retiradas do texto ou do documentário (Atividade individual 7);

Dia 13 (Aula 9) – Tema 5 – Paulo Freire Um Brasileiro – Movimento

Bibliografia:
FREITAS, Marcos Cézar de; BICCAS, Maurilane de S. História Social da Educação Brasileira (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009. (Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira) Este texto será enviado por email.
RODRIGUES, Maria Emília de Castro. A experiência de educação popular do centro popular de cultura em goiás. Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 469-490, jul./dez. 2011
Documentário: Biografia do Paulo Freire. https://www.youtube.com/watch?v=jzUgb75GgpE&t=998s
Atividade: Realizar as atividades do texto ou elaborar 3 aspectos importantes da biografia do Paulo Freire. (Atividade individual 8);

Dia 20 (Aula 10) – Tema 6 – Educação na ditadura militar Lei 5692/71
Bibliografia:
BOUTIN, Aldamira Catarina Brito Delabona; CAMARGO, Carla Roseane Sales. A Educação na ditadura militar e as estratégias reformistas em favor do capital. EDUCERE, outubro de 2015. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18721_8156.pdf
Documentário: 1964 O Golpe – é a primeira reportagem da série 1964 e trata do golpe civil militar propriamente dito com a ajuda de pesquisadores Jorge Ferreira (UFF), Carlos Fico (UFRJ), Luiz Moniz Bandeira (Universidade de Heidelberg) e João Roberto Martins Filho (UFSCAR), a UNIVESP TV conta como foram os meses finais do governo João Goulart (1961-1964), culminando na deposição que levou o país a uma ditadura de 21 anos. Qual Brasil coube Goulart governar? Quais foram os fatos que levaram ao golpe? Por que o presidente não resistiu? Essas são as perguntas que a reportagem tenta responder. https://www.youtube.com/watch?v=EVwlepPYp_o
Atividade: Elaborar 3 ideias interessantes retiradas do texto ou do documentário (Atividade individual 09)

Dia 27 (Aula 11) – Tema 7 – Redemocratização do Brasil – Constituição de 1988, a LDB 1996 e o governo do FHC

Bibliografia:
BRZEZINSKI,  Iria. Tramitação e desdobramentos da LDB/1996: embates entre projetos antagônicos de sociedade e de educação. Trabalho, Educação e Saúde. vol.8, no.2. Rio de Janeiro. July/Oct. 2010.
Vídeo – Entrevista com Carlos Jamil Cury da PUC/MG, sobre a LDB, em 5 de fev. 2016. UNIVESP.
Atividade: Elaborar 3 ideias interessantes retiradas do texto ou do documentário (Atividade individual 10);

AGOSTO
Dia 03 (Aula 12) –  Tema 8 - Reformas Educacionais no Governo Lula: movimentos sociais e os novos sujeitos da educação
Bibliografia:
OLIVEIRA, Dalila Andrade. As políticas educacionais no governo Lula: rupturas e permanências. RBPAE – v.25, n.2, p. 197-209, mai./ago. 2009.
MOTTA, Thalita Cunha; AZEVEDO, Janete Maria Lins. Uma análise de conjuntura dos governos FHC e Lula e suas políticas Educacionais. https://www.fundaj.gov.br/images/stories/epepe/IV_EPEPE/t5/C5-20.pdf
Documentário: Os 13 anos do Governo do PT, produzido pela TV Folha em 13 de dez. 2015.
Em 13 anos no poder, Partido dos Trabalhadores patrocinou distribuição de renda histórica e desajuste recorde nas contas do país; renda dos mais pobres aumentou 129% e dos mais ricos, 32%. Só 24% aprovam a gestão petista.
Atividade: Elaborar 3 ideias interessantes retiradas do texto ou do documentário (Atividade individual 11);

Dia 10 (Aula 13) – Tema 9 - Sujeitos da Educação – questão da diversidade étnico racial
Bibliografia:
RAMOS, Marise Nogueira; ADAO, Jorge Manoel; BARROS, Graciete Maria Nascimento. Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasilia: Secretaria de Educação Média e Tecnólogica. 2003. 170p.
Entrevista – Profa. Dra. Nilma Lino Gomes – Programa Diversidade
O repórter Leandro Pedrosa entrevista Nilma Lino Gomes, pedagoga brasileira. Nilma tornou-se a primeira mulher negra do Brasil a comandar uma universidade pública federal, ao ser nomeada reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em 2013. Tem se posicionado, frequentemente, na luta contra o racismo no Brasil. Em 2 de outubro de 2015 foi nomeada pela presidente Dilma Rousseff para ocupar o novo Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, que uniu as secretarias de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial, Direitos Humanos e parte das atribuições da Secretaria-Geral. Permaneceu no cargo até o dia do afastamento de Dilma pelo Senado Federal. Realizada em 11 de setembro de 2019
Atividade: Elaborar 3 ideias interessantes retiradas do texto ou do documentário (Atividade individual 12);

Dia 17 (Aula 14) – Tema 10 -  
COHN, Clarice. Educação escolar indígena: para uma discussão de cultura, criança e cidadania ativa. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 485-515, jul./dez. 2005 file:///C:/Users/MAURILANE/Downloads/9804-29234-1-PB.pdf

Vídeo: Educação Escolar Indígena 18 de nov. de 2010

Atividade: Elaborar 3 ideias interessantes retiradas do texto ou do documentário (Atividade individual 13);
Dia 24 (Aula 15) – Tema 11 – Escola do Movimento Sem Terra
Bibliografia:
CALDAR, Roseli Salete. O MST e a formação dos sem terra: o movimento social como princípio educativo. Estudos Avançados. 2001, vol.15, n.43, pp. 207-224. (http://www.scielo.br/pdf/ea/v15n43/v15n43a16.pdf)
Vídeos:
1)     Angela Davis na Escola do MST
Durante visita a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), Angela Davis parabeniza a luta pela terra e fala sobre a importância das relações entre raça, classe e gênero em entrevista ao MST. https://www.youtube.com/watch?v=ZiY2MXZ7yKk2)
2)     Izabel Grein fala da concepção de educação no MST
Durante o 2º ENERA, Izabel Grein fala da concepção e construção da educação no MST e a ofensiva do capital com o fechamento das escolas no campo. https://www.youtube.com/watch?v=-0EifxdCpJE
Atividade: Elaborar 3 ideias interessantes retiradas do texto ou do documentário (Atividade individual 14);

Avaliação do curso
Foram propostas 14 atividades individuais ao longo do curso, você deve escolher 4, elaborar e enviar por email até o final do mês de agosto de 2020.

Linha do Tempo da História da Educação no Brasil

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