Trabalho Final de Curso

1) Filme Infância Clandestina - é um filme de drama brasileiro-argentino, dirigido por Benjamín Avila e escrito por Marcelo Müller com participações também do diretor, Avila. 

Em 1979 na Argentina, Juan (Teo Gutiérrez Romero) leva uma vida clandestina, da mesma forma que seu pai (César Troncoso), sua mãe (Natalia Oreiro) e seu querido tio Beto (Ernesto Alterio). Fora do berço familiar ele é conhecido por um outro nome, Ernesto, e precisa manter as aparências pelo bem da família, que luta contra a ditadura militar que governa o país. Tudo corre bem, até ele se apaixonar por Maria, uma colega de escola. Sonhando com vós mais altos ao seu lado, ele passa por cima das rígidas regras familiares para poder ficar mais tempo com ela.

2) Pro Dia Nascer Feliz é um documentário brasileiro de 2005, sendo o segundo longa-metragem do diretor João Jardim.
O documentário[nota 1] aborda o sistema educacional brasileiro, descrevendo realidades escolares de diferentes contextos sociais, econômicos e culturais a partir de diversos olhares sobre as realidades que constituem a estrutura educacional seja do ponto de vista da instituição, do aluno, do professor e da família. Foram ouvidos diversos alunos e professores, desde uma escola pública em condições precárias no sertão nordestino, a uma luxuosa escola particular, no Alto de Pinheiros, em São Paulo

3)O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias é um filme de drama brasileiro de 2006, concebido e dirigido por Cao Hamburger, que também escreveu seu roteiro, com Adriana Falcão, Claudio Galperin, Bráulio Mantovani e Anna Muylaert.

Em 1970, Mauro é um garoto de doze anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia, sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem militantes da esquerda, os quais eram perseguidos pela ditadura militar, e por essa razão decidiram deixá-lo com o avô paterno. Porém, o avô falece no mesmo dia que Mauro chega em São Paulo, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo, um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970.

4) Levanta o Braço -  Documentário.
A Chapada Diamantina é uma região pobre, localizada no interior da Bahia e que está chamando a atenção dos especialistas, pela surpreendente qualidade do ensino em 20 municípios da região.
Tudo isso tem uma explicação muito especial: eles conseguiram que as mudanças na política não interrompam os projetos na educação.

5) Sementes do Nosso Quintal, Fernanda Heinz Figueiredo
A definição é da própria sinopse: um filme que trata da vida de todos nós, através de uma escola. O documentário retrata o tema pelo perfil da educadora Therezita Pagani, em situações onde a criança é a protagonista do método de ensino.

6) Augusto Boal e o Teatro do Oprimido
ara iniciar uma abordagem sobre o “Teatro do Oprimido”, torna-se necessário uma apresentação de seu criador, o dramaturgo, diretor e teórico de teatro Augusto Boal, nascido no Rio de Janeiro em 1931, cujo nome completo é Augusto Pinto Boal. Este carioca que atualmente dirige centros de teatro na França e no Rio de Janeiro busca sempre lutar contra todas as formas de opressão, desenvolvendo na sua luta a favor dos explorados e oprimidos, um teatro de cunho político, libertário e transformador. No período em que a ditadura militar reprimiu com maior força a voz do povo e de seus representantes, nos diferentes âmbitos sociais, Boal aliou-se a educadores e intelectuais da América Latina, dispostos a desenvolverem uma tomada de consciência dos oprimidos, a começar pelo projeto de alfabetização, ALFIN – Programa de Alfabetização Integral, no Peru, na década de setenta, cuja concepção metodológica do projeto era inspirada na pedagogia do oprimido de Paulo Freire.

Atividade
Escolher um dos filmes.
Fazer uma análise do filme considerando as condições de produção, o contexto histórico.
Fazer uma relação com a bibliografia do curso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa do Curso

Programa do Curso